sábado, 15 de maio de 2010

Consideram a vossa vida má?! - Orestes e Édipo





Se consideram a vossa vida má, uma confusão, uma desgraça, uma ironia ou mesmo um sarcasmo, primeiro têm de a considerar pior que a destes dois casos que vos trago...(para além dos casos mundiais de sofrimento devido à fome ou doenças graves ou ainda pobreza).
Orestes, à esquerda, viu o pai morrer, assassinado pelo amante da mãe. Já imaginaram? Duas pessoas que se amavam, amor do qual saiu um filho, separaram-se. Mas isso não bastava...a maldade neste mundo tem sempre mais uma carta na manga. Orestes, consciente que era o único a poder-se vingar da morte do pai, mata o amante da mãe...e a própria mãe. Depois veio o remorso...Orestes viveu até aos noventa anos.
Mas Édipo, à direita, conseguiu ir mais longe...todos nós conhecemos essa expressão "complexo de édipo" (sonhos ou pensamentos que se dão no homem. Resumidamente é sonharmos que matamos o nosso pai para ficarmos com a nossa mãe.). Pois bem, Édipo foi afastado da família desde pequeno. Em caminhadas que fez encontrou o verdadeiro pai, que matou durante uma discussão.
Como se isto não bastasse, casa-se com a sua mãe, aparentemente sem querer...da qual tem quatro filhos...Quando estes descobrem a verdade as consequências são fatais: a mãe suicida-se, envergonhada; Édipo arranca os próprios olhos por ter vivido "cego" durante tanto tempo...
E agora? O que podemos nós mudar na nossa vida para termos um final, ou melhor para sermos felizes até um final feliz?

Por Diogo Garcia TH

1 comentário:

  1. MUITO BOM, mesmo.
    Ninguem vive satisfeito com a vida que tem, mesmo sabendo que há tanta fome, destruiçao e mortes.

    ResponderEliminar