sexta-feira, 30 de abril de 2010

Escolham a vossa essência - Hades


"Hades (Άδης em grego), filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus e Posídon. Segundo a lenda, o poder de Hades, Zeus e Posídon era equivalente. Hades era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não o pronunciar. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante. Invocava-se Hades geralmente por meio de eufemismos...Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo, Zeus ficou com o céu, e a terra, Posídon ficou com os mares e Hades tornou-se o deus do submundo."

Hades...escolheste ser temido e odiado
em vez de venerado e adorado.


Hades escolheu ser solitário. Escolheu a solidão. Mais um igual aos outros. Um facto triste é que para amar uma mulher teve de a raptar. Onde nos pode levar o desespero? Hades era temido. O seu nome era medo para todos. Faz-me lembrar as pessoas que são capazes de desaparecer da nossa vida da mesma forma que apareceram, a capacidade para se tornarem inimigos perfeitos, ou para simplesmente serem o que não são e vice versa num curto espaço de tempo.
Hades escolheu guardar um lugar triste: onde residem as almas dos mortos. Raramente vinha ao mundo terreno ou mesmo ao Olimpo...para quê? Afastou todos. Preferiu a solidão. Preferiu a companhia das obrigações, daqueles que tinham de lhe ir parar aos braços, e de uma mulher por ele raptada. Factos tristes. Todo um poder e vida entregue ao nada.
Também nós podemos escolher e fazer por ser Hades ou o oposto de Hades. A grande diferença é que um ser humano que escolha ser como Hades sofre muito mais...porque somos seres sociais, precisamos de amor, de emoção, de sonhos e objectivos, não nos bastará nunca a solidão, nem a capacidade para ficarmos sozinhos contra todos, sem ninguém do nosso lado. E ser-se mau? Espalhar terror? Ser-se temido? Eu temo algumas pessoas, e sei que, se não as temesse, era muito feliz. Para quê afastar as pessoas quando estas só nos colocam em cima da espiral especial que é a vida?
Teria-te puxado desse mundo obscuro Hades. Nem que só por uns momentos...todos nós temos a oportunidade de mostrar as reais portas a todos...mas só as abre quem quer.

Por Diogo Garcia TH

1 comentário:

  1. Adorei, venerei. Mas algumas pessoas escolhem o caminho das sombras, mesmo sabendo toda a solidão que vão encontrar. Alguns estão destinados a ser almas perdidas, mas graças à tua escrita, a pouco e pouco, pode ser que muitos deixem de o ser.

    ResponderEliminar