quarta-feira, 17 de março de 2010

Fora do vosso alcance - Ícaro


"Na mitologia grega, Ícaro (em grego, Ἴκαρος – Íkaros — em latim, Íkaros e em etrusco, Vicare) era o filho de Dédalo e é comumente conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando – tentativa frustrada em uma queda que culminou na sua morte."

A história de Ícaro é ilustrada por todos nós para nos convercemos que voar não compensa e que pior ainda, voar alto é um castigo que se pagará caro pois a queda será alta e dolorosa.
Pois aqui estou eu, a dar uma nova ilustração à história do pobre Ícaro.
Todos nós temos cá dentro um Ícaro, que se manifesta de duas formas diferentes:
ou temos medo de voar alto acabando por ter o mesmo fim, não tendo talvez a sorte de mais tarde darem o nosso nome à região onde cai o nosso corpo; ou voamos muito alto e de facto acabamos por cair por nos termos aproximado demasiado do sol...
O único erro, a meu ver, e julgo estar bastante certo, dado que raramente me engano nestes assuntos humanos (e divinos), foi a escolha dos materiais para construir as suas asas.
Compreenderão facilmente, assim como Ícaro se tivesse a oportunidade de ter alguém que o ajudasse naquela altura, que umas asas construídas com materiais que não derretessem ao sol ou ficassem mais pesados com a húmidade (que deriva da proximidade com o mar) a sua história seria contada, não como o "pobre Ícaro" mas sim como "Ícaro, o que ousou e conseguiu".
Verdade seja escrita, como tudo na vida, para algo resultar, dar frutos, é preciso muito amor, prazer, dedicação. Dar as voltas necessárias até estarmos no caminho que queremos e que nos faz felizes. Coloquem as asas e sejam felizes.
Talvez isto esteja fora do vosso alcance, mas agora já não, lembrem-se do que querem
e construam asas sólidas, que sobrevivam no tempo.

Por Diogo Garcia TH

1 comentário:

  1. Lindo, brilhante. Sei que cheguei tarde, mas mais vale tarde...
    Sei também que primeiramente tive uma certa relutância quanto a este blog, mas sobretudo quanto a esta ideia. Agora sei que é uma ideia genial que deve ser aplicada por mais gente.
    Adorei o texto, tem uma grande mensagem. Tem uma força incrível, mas parece-me que tens de te lembrar que não são só os outros que devem ganhar asas. Também tu tens de seguir o que pregas.
    «Coloquem as asas e sejam felizes» Coloca as asas, e depois, sê feliz! (:

    ResponderEliminar