quarta-feira, 31 de março de 2010

All you need is love - Vénus


"Vénus é a deusa do Amor, da Beleza e do Erotismo. O mito do seu nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (considerada filha do Céu e da Terra). Noutra versão, é filha de Júpiter e Dione [...] Após o seu nascimento foi levada para as Honras ao Céu, onde os deuses ficaram extasiados de tanta formosura."

Bela ou não, nascida no mar ou não, a verdade é que nesse dia, o do seu nascimento, o mundo (mesmo antes de existirmos) ganhou o seu mais importante componente. O seu maior trunfo, o maior alicerce, melhor sentimento e aquilo que junta todas as pessoas: o Amor.
Essa pequena palavra de quatro letras tem um peso que esconde a sua constituição franzina.
Afinal o que é o amor para além de componente e palavra? Sei que não é quantificável, visto que é infinito e nem isso serve para o quantificar.
É tudo e nada, usando um lugar comum, é aquilo que nós fazemos na nossa relação com os outros e connosco.
É a amizade, a verdade, a tristeza, a ajuda e a solidariedade. É a doença da qual ninguém se quer curar, é veneno perigoso, às vezes fatal, é o néctar mais doce que podemos provar, é o que nos rodeia, é cada pormenor, cada gesto, cada sentimento.
Isto é bom de dizer, é até talvez bonito, mas não ajuda em nada.
O amor não se vê (só às vezes), sente-se, faz-se, constrói-se. Está nas palavras, mas sobretudo nas acções. Está nos olhos, mas sobretudo nos corações.
Vénus, Vénus...sabias que ias originar isto? Séculos, milhares de séculos após a tua chegada e continuamos vendados, sem saber bem o que fazer com o presente que nos trouxeste.
Todos o procuramos, todos nos queixamos quando o temos, mas também nos lamentamos quando o perdemos.
E que tal uma pequena ajuda aos mortais que não são assim tão brilhantes para o conseguirem controlar como tu?
Que tal desceres do teu lugar divino para orientares as mentes e as almas dos pobres humanos que ainda não perceberam que a única coisa que os mantém vivos, é também aquilo que os vai matando aos poucos, e que têm de aprender o seu equilíbrio.
O amor é paciente, mas exigente. Exige pouco ao início, até que vai crescendo e pedindo cada vez mais de cada um, até chegarmos à exaustão, acabando por esquecer como ele era bom antes de ser tão trabalhoso.
O amor é bonito mas só quem tem os olhos bem abertos é que vê que também é feio, mostrando tudo o que está errado nas nossas relações com quem amamos.
Porque é com esses que somos mais injustos, mais exigentes (lá está, o Amor causa isso!) e por vezes, é a esses que damos menos valor, quando devíamos dar mais. Porque são esses que estão lá para nós, nos bons e maus momentos, na felicidade, no desespero, na saúde e na doença. Esses são os verdadeiros, e fazem parte de nós, tal como o Amor, que ocupa uma percentagem de todos os corações que batem no planeta Terra.
E no fim de contas, se virmos bem, o Amor, é mesmo tudo o que acabamos por precisar...

Por Joana GTH

1 comentário:

  1. Espero que acredites quando te digo que fiquei muito feliz por teres sido tu a escrever sobre este assunto e não eu (nem mais ninguém possivelmente). Em primeiro lugar nunca conseguiria escrever o amor de uma forma tão bruscamente verdadeira, tão sentida, tão despromovida de qualquer falha ou ódio. Logo eu...Nem pensar. Tu fizeste-o de uma forma soberba. Fizeste um texto do qual me orgulho e que mais uma vez revelou que estás uma escritora crescida, com uma escrita séria, realista, que nos atinge. Todo ele, do inicio ao fim, é uma lição importante. Uma lembrança para quem já se esqueceu de amar e uma reavivar para corações que começaram a bater mais devagar. É difícil encontrar palavras para descrever o que sinto com este texto. Obrigado por escreveres, e por teres entrado nesta minha ideia meio louca. Espero contar contigo para mais obras de arte como esta! Estou ciente, que estou perante uma das melhores prosas por ti elaborada. Que fogo. Não queria colocar frases a sublinhar porque todo o texto, sem exagero, é digno de sorriso e reflexão, no entanto vou fazer um grande esforço:

    O seu maior trunfo, o maior alicerce, melhor sentimento e aquilo que junta todas as pessoas: o Amor.

    . Está nas palavras, mas sobretudo nas acções. Está nos olhos, mas sobretudo nos corações.
    Vénus, Vénus...sabias que ias originar isto? Séculos, milhares de séculos após a tua chegada e continuamos vendados, sem saber bem o que fazer com o presente que nos trouxeste.

    Joana, trouxeste a este mundo um dos maiores presentes de sempre.
    Obrigado, com orgulho do teu irmão.
    (por momentos desejei não "venerar" o ódio)

    ResponderEliminar